quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade 3.5


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental final
Ciências
Preservação ambiental
Ensino Fundamental final
Meio Ambiente
Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
Duração das atividades
Pesquisa, coleta de dados, formulação de banners, cartazes, entrevistas, apresentação.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos. Basta o conhecimento adquirido com a pesquisa e com as entrevistas.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula de campo;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Uso de recursos de áudio e vídeo.

Antes da efetuação da aula:
O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de sua cidade e que façam uma lista dos componentes que lá estão. É necessária uma visita no local para averiguação da situação do lixo produzido pela cidade, seja num lixão ou num aterro sanitário. Faz necessária uma visita também aos responsáveis por esse trabalho(organismos da prefeitura e garis). Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita e dominação do discurso (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.
Na aula:
Motivar os alunos para a apresentação dos dados coletados e perceber quais são as reações diversas dos grupos. Coletar o material produzido e disponibilizar em multimídia para posterior disponibilizarão na internet. Avaliar e deixar que os colegas avaliem os trabalhos dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário