quinta-feira, 15 de outubro de 2009

atividade 4.5

Plano de aula
Objetivo geral
Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da gripe Influenza A ( H1N1); confeccionar material explicativo sobre a doença.
Duração: 3 aulas com duração de 60min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
Primeira aula: Introdução e aprofundamento sobre o tema.
Atividade 1: Leve a turma para sala de informática e comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a gripe. Este é um tema bastante comentado na mídia atualmente, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Pergunte quem já teve gripe ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.
Após a discussão, divida a turma em grupos de 3 a 4 integrantes e execute com os alunos a atividade no Power Point, para ser apresentado no data show para os outros alunos da escola.
Essa atividade recapitula os principais aspectos da gripe, tais como: sintomas, tratamento, prevenção, origem, etc. Ao término da atividade, os alunos terão uma visão global acerca da doença.
Atividade 2: Nesta atividade, peça aos alunos que pesquisem sobre a gripe Influenza A na internet, observem e registrem os seguintes aspectos:
Qual é o significado do termo "gripe suína " e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
Qual é a forma de transmissão?
Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com a gripe Influenza A?
Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?
Neste momento, os alunos podem consultar no google. O objetivo é juntar informações para a confecção do material de divulgação da doença.
No final da aula, peça que os grupos, em casa, produzam algum tipo de material sobre a gripe: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros. Deixe que os grupos usem a criatividade. Se preferir, peça que cada grupo aborde um aspecto da doença pesquisado durante a aula, de forma que os cartazes não fiquem iguais uns aos outros.
Atividades complementares:
Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a gripe Influenza A.
Segunda aula: Após a pesquisa confeccionarão o trabalho no Power Point
Terceira aula: apresentação do trabalho no data show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário